top of page

Emirados Árabes Unidos Avançam Com Central Solar de 125 Megawatts em Tete

31/07/2024

Investidores dos Emirados Árabes Unidos (EAU), em parceria com o empresariado moçambicano, vão avançar com a instalação de uma central solar fotovoltaica de 125 Megawatts (MW) na província de Tete, centro de ...

Investidores dos Emirados Árabes Unidos (EAU), em parceria com empresários moçambicanos, estão prontos para implementar uma central solar fotovoltaica com capacidade de 125 Megawatts (MW) na província de Tete, no centro de Moçambique.

Conforme informações divulgadas nesta quinta-feira, 1º de agosto, pela Lusa, uma consulta pública sobre o projeto está marcada para os dias 8 e 9 do mês, e incluirá discussões sobre a conexão direta da central solar à subestação da Electricidade de Moçambique (EDM).

O projeto prevê um investimento de 150 milhões de dólares, que será realizado em conjunto pela Hidropower, de Moçambique, e pela AMEA Power, dos Emirados Árabes Unidos. O empreendimento deverá gerar 1.500 novos postos de trabalho e fornecer energia para mais de 150 mil famílias moçambicanas.

Recentemente, o Ministério da Economia e Finanças de Moçambique informou que a produção de eletricidade a partir de parques solares cresceu 14% no primeiro trimestre deste ano. O país conta atualmente com seis grandes parques solares e várias outras centrais de menor porte, que, juntas, produziram 19.688 Megawatts-hora (MWh), em comparação com 17.328 MWh no mesmo período de 2023.

O relatório do Ministério lembrou que no ano passado Moçambique já tinha projetos para centrais solares de 125 MW, e destacou que a nova Estratégia de Transição Energética do país prevê investimentos de aproximadamente 80 bilhões de dólares até 2050.

No curto prazo, até 2030, Moçambique planeja desenvolver pelo menos 1.000 MW de nova capacidade solar fotovoltaica em Dondo, Lichinga, Manje, Cuamba, Zitundo e outros locais a serem identificados. Além disso, entre 200 e 500 MW de nova capacidade eólica ‘onshore’ serão instalados em Inhambane e na Lagoa Pathi, no distrito da Manhiça, província de Maputo.

Até 2050, o objetivo é atingir pelo menos 7,5 GW de capacidade solar fotovoltaica instalada e até 2,5 GW de capacidade eólica em todo o país.

bottom of page